EDUCAÇÃO, PANDEMIA (COVID-19) E ENSINO REMOTO

ESTRATÉGIAS E NOVAS LINGUAGENS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO

Autores/as

  • Eliane Maria Amaro SCALIFRA
  • Adriana Renata Santos
  • Rita de Cássia Albertinazi Mizuno

Palabras clave:

COVID-19, ensino remoto, metodologias de ensino, franciscana, escola, educação, didática, metodologia

Resumen

Este artigo discute os reflexos do cenário pandêmico (COVID-19) no campo da educação, com destaque para a condução do ensino remoto desenvolvido pela Escola Franciscana Imaculada Conceição (EIC), em Dourados-MS, no período de março a agosto de 2020. Debater-se-á estratégias e linguagens didático-metodológicas utilizadas à adaptação ao padrão de nova normalidade imposto pela pandemia, oportunidades e desafios das práticas escolares. Abordaremos a expectativa dos estudantes e pais/responsáveis, diante do isolamento social e sua relação com a escola. A observação e análise caracterizaram-se como a metodologia utilizada neste trabalho ao longo de 5 meses de atendimento de ensino remoto. Apresentar-se-á resultados parciais, por meio de enquete com pais/responsáveis e depoimentos de alguns atores partícipes deste processo.

Publicado

2022-05-12