AUDIOAULAS COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E ENSINO ALUNO-ALUNO, EM PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Keywords:
Educação, áudio-aulas, audio, ensino remoto, distanciamento socialAbstract
Este trabalho é um relato de experiência que promoveu ensino-aprendizagem através da construção de audio-aulas sobre assuntos de Biologia e Física a partir do engajamento dos estudantes da primeira série do Ensino Médio do Colégio Franciscano Sant’Anna na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul e suas possíveis integrações criativas, digitais e coletivas. O ensino aluno-aluno foi uma estratégia que visou explorar, entre outras características, a capacidade do estabelecimento de uma comunicação com linguagem mais próxima, entre os próprios estudantes. O desenvolvimento do trabalho ocorreu no modelo ensino remoto, momento em que foram apresentados aos estudantes os critérios de elaboração; prazos de conclusão das atividades e subsídios de ferramentas digitais. Foram publicados áudios e materiais devidamente revisados pelas professoras responsáveis pelas disciplinas, como por exemplo: resumo e mapas mentais, os quais foram posteriormente postados no portal institucional da escola, através de um filtro específico com o nome do projeto: “HELP ME!!”. Desta forma, foi possível concluir que o desenvolvimento de áudio-aulas elaboradas pelos próprios estudantes, promove o uso de linguagem própria que os aproxima, constituindo um recurso inovador e criativo, que facilita a aprendizagem de uma maneira prática, simples e divertida especialmente no período de distanciamento social.