v. 5 n. 5 (2021): Desafios socioemocionais no contexto educacional: dialogar, acolher e cuidar
A Revista Franciscana de Educação, em seu 5º volume, versa sobre “Desafios socioemocionais no contexto educacional: dialogar, acolher e cuidar”, um assunto essencial no âmbito educacional, sobretudo para a reflexão do cenário da pandemia da COVID-19, quando a Educação vive momentos de distanciamento social. Há a necessidade de se construir estratégias e ações pedagógicas que possam somar e potencializar a Educação Básica e Superior, a qual está passando por um momento emergencial devido as excepcionalidades da modalidade de ensino remoto.
Mesmo antesda pandemia da COVID-19, questões socioemocionais eram acentuadas no espaço escolar, as quais eram desenvolvidas em projetos de vida, extracurriculares e/ou através do suporte psicológico escolar e orientação educacional. Com o a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o tema ganhou outra dinamicidade, que perpassa pelas 10 competências gerais, sendo que desde 2020, as escolas reformularam suas Propostas Político Pedagógicas incorporando aspectos das competências socioemocionais em seus currículos.