DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Palavras-chave:
coronavírus, aula online, linguagem, avaliação, atividades, aula remotaResumo
Diante do atual cenário, as dificuldades que os professores têm enfrentando quanto à aprendizagem dos alunos tem sido percebida frente às alterações sobre o sistema educacional, resultando em impactos, uma vez que a comunicação, linguagem e ensino foram modificados. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades no ensino e comunicação entre professores e alunos durante a pandemia do COVID-19. Professores foram contatados e convidados a participar da pesquisa através de um questionário pré-elaborado com seis questões abertas e uma fechada. Profissionais tanto da rede pública como privada (10) fizeram parte da pesquisa, os quais foram encontrados via grupos do Whastapp e pela rede social Facebook. Foi verificado, de maneira geral, que os professores notaram o impacto significativo nas suas disciplinas, sendo necessárias novas abordagens. Alguns relataram desempenho satisfatório de seus alunos com as aulas remotas. Poucos docentes relataram que os
alunos não têm correspondido aos objetivos de aprendizagem, uma vez que o rendimento mudou completamente. Inclusive, frisaram o uso de plataformas como: Google meet, Google classroom, telefone, Facebook e vídeo aula. Com relação ao método de avaliação, atividades com consulta e provas com tempo limite são os mais utilizados. No entanto, é relatado que há possibilidade de outra pessoa fazer no lugar do aluno, o que é considerado uma questão complicada. São nítidos os desafios dos professores em relação à aprendizagem de seus alunos e suas preocupações, porém, a maioria tem tentando se adaptar à esse sistema de ensino remoto através da comunicação virtual e diversas estratégias de linguagem adotada. Nas escolas públicas, principalmente no turno noturno, os impactos são ainda mais perceptíveis, dado ao fato de alguns alunos não terem acesso às tecnologias. Assim, a participação caiu drasticamente, afetando negativamente na construção do conhecimento, interesse e motivação.