EDUCAÇÃO, PANDEMIA (COVID-19) E ENSINO REMOTO
ESTRATÉGIAS E NOVAS LINGUAGENS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO
Palavras-chave:
COVID-19, ensino remoto, metodologias de ensino, franciscana, escola, educação, didática, metodologiaResumo
Este artigo discute os reflexos do cenário pandêmico (COVID-19) no campo da educação, com destaque para a condução do ensino remoto desenvolvido pela Escola Franciscana Imaculada Conceição (EIC), em Dourados-MS, no período de março a agosto de 2020. Debater-se-á estratégias e linguagens didático-metodológicas utilizadas à adaptação ao padrão de nova normalidade imposto pela pandemia, oportunidades e desafios das práticas escolares. Abordaremos a expectativa dos estudantes e pais/responsáveis, diante do isolamento social e sua relação com a escola. A observação e análise caracterizaram-se como a metodologia utilizada neste trabalho ao longo de 5 meses de atendimento de ensino remoto. Apresentar-se-á resultados parciais, por meio de enquete com pais/responsáveis e depoimentos de alguns atores partícipes deste processo.